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quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A doce estrada da vida - trocando o pneu!

Existe acontecimentos que realmente marcam a vida de uma pessoa. Ontem, algo assim aconteceu na minha vida.

Estava eu voltando de um passeio, quando um buraco na rua fez com que a roda do carro entortasse. Uma cena bellissíma!

Bem, com o pneu esavssiando a cada centimetro andado, o jeito era trocar e por o step. Detalhe: só mulheres que nunca tinham usado um amcaco na vida estavam no carro!

Para continuar a maré de sorte, o posto onde paramos para trocar o bendito não contava com um homem disposto a nos ajudar na empreitada. Então, mãos a obra!

Devo dizer que a revolta foi grande. Não entendo nada de carro e, por isso, achei de extremo mal gosto ninguém ir nos ajudar em uma primeira instancia. Depois do nervoso, decidi colocar algumas dicas e um passo a passo para todos aprenderem como trocar um pneu!

Aqui em baixo estará o passo a passo e meus comentários sobre a experiência. Espero que ajude!

Passo 1: Juntando o equipamento

A primeira coisa é, claro, encostar o carro em um local plano, puxar o freio de mão beeemmm forte e engatar o carro.

Depois, abrir o porta-malas e pegar o macaco e a chave de roda. Se o step também estiver lá, já o resgate. Se não, abra o capô e pegue o bonitinho.

Passo 2: Soltar a roda - Parte 1

Chave de roda
Essa parte é tensa. Devo dizer que não estava difícil de soltar o do carro, porém se a roda foi parafusada com a chave de roda elétrica, boa sorte!

O problema dessa parte, pelo menos para mim, foi acertar para que lado eu deveria virar a chave. Claro que fiquei mais de 15 minutos virando para o lado errado até que um anjo decediu dizer "moça, você tá querendo parafuzar ou soltar? Porque assim você tá parafuzando!". Lindo! Mico na troca do pneu!

Para que ninguém cometa o mesmo erro que eu, você deve posicionar a chave de roda para ela girar no sentido anti-horário. Ou seja, o fim da chave deve ficar sempre virado para a traseira do carro.

Você encaixa a chave no parafuso da roda de uma maneira que você consiga subir em cima dela para fazer força. É SÉRIO!!!! Não tente virar com as mão porque o máximo que você vai conseguir será uma distenção sério nos braços.

Aqui, como é a parte 1, você só deve dar um tranco para a chave conseguir virar com a mão. Ela vai ficar bem molinha e daí você consegue usar os braços. NÃO TIRE OS PARAFUSOS NEM VIRE DEPOIS QUE ELES FICAREM MOLES!!! O carro estará apoiado nessa roda ainda, então se você soltar os parafusos o carro vai cair em cima da suspensão, do freio, do eixo de rodas e do que mais ligar a roda!

Você vai dar o tranco nos quatro parafusos e dai vaí para o terceiro passo:

Passo 3 - O temido macaco!

Mais uma parte tensa! Na verdade, o macaco não te estrupia, não te cansa muito, nem exige muita força física. Porém, é necessário muita paciência e um certo equilíbrio emocional.

O macaco tem duas partes: uma que lembra uma plataforma, ou melhor, um palco (é reta, com umas bolinhas) e outra que é mais fina e na ponta tem um "afundado". No fim dele, tem tipo um parafuso onde você encaixa a chave de roda ou uma manivela que vem nele.

O meu era de encaixar a chave de roda mesmo. Por isso, vou falar sobre ele.

Como era a primeira vez que estava sendo usado, tive que usar a chave de roda para soltar ele. Diferente da roda, você gira sentido horário para fazer ele subir.

Mais uma vez, o anjo apareceu e me ajudou. O macaco é tenso porque você tem que encaixar ele certo, se não não funciona. Mas vamos como meu amigo Jack, uma parte por vez.

Eu fiz assim: subi um tanto do macaco até ele ficar quase na altura do carro, mas com um espaco de uns dois dedos, para você poder ajeitá-lo.

Agora começa a parte tensa! Nos carros mais novos (não sei a partir de quando), existem setas que mostram onde encaixar o macaco. UTILIZE-AS!!!!! Se você encaixar o macaco no ponto errado, pode até tombar o carro! Cuidado!!

Nessas setas, você vai achar em baixo do carro uma canela que encaixa perfeitamente no "afundado" do macaco. Encaixe ali e vai usando a chave de roda para ir subindo-o. Porém, não basta encaixar e subir, tem que ir arrumando a base para ela não escorregar. Em dois fica mais fácil. Porém, se você estiver sozinho, paciência! Com calma também se chega!

Você tem que subir o carro até mais ou menos uns dois dedos do chão. Não suba de mais! Eu fui vendo e quando percebi um espaço entre o pneu e o chão, já parei. Faço o mesmo! Calma nessas horas é essencial!

Passo 4 - Soltando a roda - Parte 2

Bem, nessa hora sinto informar que você estará suando que nem uma bica!!!! Porém, já está acabando!!

Depois que você subiu o carro, pegue a chave de roda e solte os parafusos. Muito cuidado aonde vai deixá-los, pois se perder um já era!

Tire a calota e tire a roda.


Passo 5 - Efetuando efetivamente a troca (Ufa!)

O encaixe do step também é tenso! É o seguinte: a roda tem vários buracos, uns maiores, uns menores. Você tem que sincornizar os maiores da roda com os maiores do eixo do carro (acho que é assim que se cham), sem contar que no pequeno você tem que por o bico do pneu (estranha a frase, mas tá valendo!). faça com cuidado e com atenção para não encaixar errado nem quebrar nada!



Passo 6 - Parafusando tudo de novo!

Lembra todo o trabalho para soltar as rodas? Você vai ter o mesmo trabalho para parafusa-las!

Eu não consegui por a calota de volta... Ela me atrapalhou e muito!!! Por isso, parafusei na roda mesmo.

Seguinte: você tem que pegar e por o parafuso no buraco grande. Eu comecei parafusando com a mão e só depois passei para a chave de roda. Você tem que parafusar até ficar duro de fazer com as mão. Faça com os quatro parafusos.

Passo 7 - Baixando o macaco.


Esse é o macaco com manivela

Baixar o macaco é baba. É só girar a chave para o sentido anti-horário e pronto!!!! Você só precisa fazer até o macaco estar solto. Daí pode usar as mãos mesmo para terminá-lo de baixar.

Passo 8 - Terminando de parafusar.

Bem, agora você deve fazer como no início: subir na chave para vira-la. Você só deve prestar atenção para o lado: agora, você deve virar para o sentido horário!

Terminando, é só guardar tudo e ir para casa!

Não se esqueça de calibrar o pneu que você acabou de por para que não o carro não fique desrregulado.

Um detalhe importante é sempre ter uma flanela e um pouco de água para se limpar, porque é um trabalho bem sujo!

Outro fato é: não rode com o carro muito! Lembre-se que seu alinhamento e balanciamento já eram e que você vai precisar fazer uma revisão. Sem contar que você estará sem step, então a melhor opção é voltar para casa e esperar por um novo dia, no mecânico claro!!

Descobrir que trocar pneu não é tão difícil assim, nem tão demorado: fiz em mais ou menos 40 minutos (isso sem saber nada e errando tudo!).

Bjosss meu povo e minha pova!!!! Até a próxima!!!

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